Domingo, 20 de Junho de 2021 19:00
Colunista Maressa França

A TODOS MEUS AMORES

Sofrer ou Adoecer?

24/05/2021 10h30 Atualizada há 6 dias
173
Por: Maressa Vieira França
A TODOS MEUS AMORES

A TODOS MEUS AMORES

Uma das coisas que eu mais amo na vida é AMAR...

 

Sempre fui uma nenina/mulher apaixonada pelas pessoas, trabalho, pelos momentos, pelas oportunidades, ou seja, pela vida!

 

Eu não sei viver sem amar, sem ser intensa e sem viver cada momento de forma avassaladora. Mas, com o mesmo ímpeto que eu amo eu sofro por amar.

 

E hoje eu entendo o porquê disto. Como dizia meu amigo Freud “SE VOCÊ AMA, SOFRE. SE NÃO AMA, ADOECE”. Então frente ao viver eu prefiro sofrer do que adoecer e morrer.

 

O ser humano é, desde sempre e para sempre, um ser necessitado e sofredor por amor. No momento em que nascemos e abrimos nossos olhos para o mundo, já sofremos sem escolha de uma ausência: a carência do outro. Não existe maneira de sobreviver ou de crescer se não existe esse outro que nos torne possível.

 

Já na vida adulta o amor converge em diferentes modos de sofrimento que vão desde: amar e não ser amado; da perplexa revelação de que o amor não resolve tudo; e de que existem pessoas que simplesmente não vão querer nos amar. Por um caminho ou pelo outro, não existe maneira de amar sem sofrimento. 

E é justamente neste duelo inebriante, que entontece e provoca êxtase, entre amar e sofrer, que temos combustível para viver.

Portanto, frente a esta constatação, escolha dar um sentido novo aos seus antigos e atuais amores. Escolha ser grato a cada um deles, pois foi através deles, independente do desenvolvimento e desfecho de cada um, que você teve alimento emocional. Foram os seus amores até aqui que te deram a energia que você precisava para existir.

Isto posto, aproveito a oportunidade para agradecer a todos os meus antigos e atuais amores... são vocês que aqueceram o meu coração e me deram o fogo que eu precisei para viver até aqui. Obrigada por todas as experiências e sensações deliciosas que senti e também por todas os incômodos e dores que através de vocês eu sofri mas SOBREVIVI.

E lembre-se de Luís de Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente”, isto significa que, vai arder, vai doer, mas vai aquecer e te fortalecer. Não desperdice o dom de amar. Pois, frente ao amor você só tem duas escolhas:  sofrer ou adoecer. Qual você vai escolher?

PSICÓLOGA MARESSA FRANÇA

 Instagram: @maressapsicologa

https://www.instagram.com/maressapsicologa/?hl=pt-br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maringá - PR
Atualizado às 18h42 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 21°

16° Sensação
9.2 km/h Vento
77% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio