Sexta, 17 de Setembro de 2021 01:52
Cidades Mentira

Fake News envolvendo G1, portal da Rede Globo e a cidade de Sarandi está circulando no WhatsApp

A notícia mentirosa trás erros gritantes e a intensão é agir com preconceito com os moradores de Sarandi

21/06/2021 14h23 Atualizada há 3 meses
377
Por: Michel Hajime
Fake News envolvendo G1, portal da Rede Globo e a cidade de Sarandi está circulando no WhatsApp

A Fake News chama atenção ao dizer que o assassino que matou várias pessoas no Distrito Federal está em direção da cidade de Sarandi onde teria parentes. Ainda na mensagem que está circulando na rede social WhatsApp a notícia mentirosa é marcada com erros, veja o texto:

"A Polícia do DF e de Goiás diz que  Lázaro escapou  em direção a fronteira do Goiás com Paraná, o mesmo roubou um carro em uma fazenda e abandonou próximo a Nova Londrina PR . A polícia acredita que o criminoso está tentando chegar a  cidade  Sarandi onde possui parentes. fica o alerta de CUIDADO"

A pessoa que iniciou o ato cometeu erros grosseiros, dessa forma, é possível ver que não foi escrita por um jornalista, tão pouco por um profissional do G1, portal que pertence a Rede Globo. Fronteira é para países. Estados e municípios é divisa. Goiás não faz divisa com o estado do Paraná. 

No envio nas redes sociais realmente aparece o link do G1, porém, é colocado o link geral. Para desatentos, faz dar uma falsa credibilidade, logo após, outro link, que ao ser acessado aparece a seguinte foto:

Um estudo do pesquisador Itakura de 2020, sobre Fake News na comunicação empresarial publicado no Congresso Internacional de Administração, mostra que a maioria das pessoas não leem o conteúdo, apenas, o título e/ou enunciado. Nesse caso, todos que não clicarem no link que leva a foto acima, ou não tenham se questionado sobre a veracidade do conteúdo, podem vir a acreditar no que foi divulgado, ou até mesmo, ajudar a propagar a informação falsa e preconceituosa.

https://www.youtube.com/watch?v=i8kRcfkEPAU - Assista

A Rede Globo, assim como todas as empresas de comunicação do grupo faz questão de lutar contra a Fake News. O próprio G1 tem uma página que fala sobre o assunto e desmente falsas publicações.

Veja: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Nesse, caso, não aconteceria, por ser uma montagem por meio de links. Entramos em contato com a equipe do G1, para saber sobre o uso indevido da marca na publicação, mas, não obtivemos respostas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Maringá - PR
Atualizado às 01h42 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 31°

19° Sensação
17 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio