Quinta, 28 de Outubro de 2021
31°

Muitas nuvens

Maringá - PR

Cidades Projeto de Lei

Câmara de Mandaguari aprova Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

PL é de autoria do vereador Chiquinho e foi aprovado em unanimidade, nesta semana; objetivo é promover a qualidade de vida desse público

07/10/2021 às 16h53 Atualizada em 07/10/2021 às 16h57
Por: Jornalismo Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Câmara de Mandaguari aprova Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Como mais uma ação voltada à inclusão, a Câmara de Mandaguari aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 032/2021, de autoria do vereador Chiquinho (PSD). A proposta é para que seja instituída a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e foi aprovada em unanimidade na Casa de Leis. Para passar a valer, a matéria precisa ser sancionada pelo Executivo.

O autor do projeto aproveitou o momento da discussão e votação para defender a importância da medida.  “Trata-se de uma semana em que serão desenvolvidos diversos trabalhos de conscientização social e de valorização das pessoas com deficiência.  Nós entendemos que, por falta de informação, esse público acaba sendo alvo de pré-julgamentos e formas de exclusão. Esse trabalho pode ajudar a mostrar a toda a sociedade as dificuldades sentidas pelo grupo, combatendo o preconceito que ainda existe”, disse Chiquinho.

O PROJETO – De acordo com a matéria, o Município deverá promover, anualmente, uma série de ações de conscientização, inclusão e combate ao preconceito em relação às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Essas atividades (que podem envolver palestras, debates, distribuição de materiais gráficos, entre outras) ocorrerão entre os dias 21 e 28 de agosto e deverão buscar promover a conscientização sobre a necessidade de organização social e políticas públicas para a inclusão. Para tanto, parcerias poderão ser firmadas.

os tipos de Deficiências – As deficiências intelectuais são classificadas como lesões no cérebro. Elas podem ser leves (quando a pessoa tem mais dificuldades de aprendizagem), ou grave e severa, situação em que, além de comprometem fortemente a aprendizagem, podem acometer também a parte física e a parte sensorial, causando problemas de mobilidade ou perda de visão ou audição. As múltiplas consistem, então, na ocorrência de outras deficiências, como a visual, auditiva ou de locomoção, acrescentadas à intelectual. Um exemplo são as paralisias cerebrais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários