Quinta, 28 de Outubro de 2021
31°

Muitas nuvens

Maringá - PR

Geral Paraná

Moradores de Munhoz de Mello recebem nova unidade do programa Meu Campinho

Espaço de esporte e lazer disponível à população foi inaugurado pelo governador em exercício Darci Piana no distrito de Fernão Dias. Projeto recebe...

09/10/2021 às 07h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© Gustavo Pontes/SEDU
© Gustavo Pontes/SEDU

O governador em exercício Darci Piana inaugurou nesta sexta-feira (8) uma unidade do programa Meu Campinho em Munhoz de Mello, no distrito de Fernão Dias, na região Norte do Paraná. O projeto recebeu R$ 269 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

O empreendimento conta com campo de futebol com grama sintética, playground infantil, espaços de convivência e descanso e sistema de iluminação em LED. O acesso é liberado à população de forma gratuita.

Darci Piana destacou que este é o tipo de investimento que atende a missão do Governo do Estado de melhorar a qualidade de vida da população.

“O Meu Campinho é um projeto que tem um valor especial. Trabalhamos para sempre levar benefícios aos municípios de todas as regiões, atendendo a população de todo o Paraná com projetos que possam impactar direta e positivamente a vida das pessoas”, disse Piana.

Ele destacou o empenho da gestão estadual em viabilizar unidades por todo o Paraná. "Hoje, todos os 399 municípios do Paraná recebem investimentos e recursos do Governo do Estado. Essa gestão municipalista só é possível graças ao trabalho e esforço realizado na modernização da administração pública estadual, que cortou gastos e direcionou mais verbas para as cidades", reforçou Piana.

COMO FUNCIONAO programa foi inspirado em uma iniciativa similar da Alemanha com o objetivo de reunir em um único lugar equipamentos que permitam a prática esportiva e atividades de lazer para toda a família. Instalados estrategicamente em regiões periféricas das cidades. O intuito é que eles estimulem atividades mais saudáveis e também funcionem como espaços de convivência das comunidades beneficiadas.

Um dos pilares do programa é o foco nas crianças e adolescentes, com a oferta de um espaço atrativo de entretenimento aos jovens em contraponto a comportamentos nocivos, como uso de drogas e vandalismo.

É o que destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega. “Este é um projeto que não apenas viabiliza a prática esportiva da comunidade local, mas a comunhão das famílias, que passam a ter um espaço de lazer e recreação com uma estrutura bonita e bem planejada”, disse. “Além disso, reduz o tempo gasto das crianças e jovens na internet e as leva à prática de atividades saudáveis”.

O prefeito Marcondes Araújo da Costa destacou o investimento, que segundo ele vai impactar diretamente na vida da população local. “O apoio do Estado com esse tipo de investimento a fundo perdido viabiliza que um município de pequeno porte, como o nosso, consiga tirar do papel projetos importantes”, disse.

O prefeito explicou que esta é a segunda unidade do Meu Campinho em Munhoz de Mello. "Nosso município representa a realidade da maioria das cidades do Paraná. A parceria do Estado é o que viabiliza ações inovadoras e transformadoras", concluiu.

Além do campo de grama sintética, que é cercado por telas e coberto por rede, a unidade conta com um parquinho com brinquedos para as crianças. O espaço fica localizado junto à Associação de Moradores do Distrito de Fernão Dias, que já contava, também, com uma academia ao ar livre e espaço coberto para a realização de eventos.

PERSONALIZADOS Cada projeto é desenvolvido de forma personalizada, adequado à disponibilidade de recursos e a limitação das áreas onde são instalados. Construídos de forma modular, os empreendimentos podem receber ampliações específicas com outras estruturas, como quadra de bocha e basquete, pista de caminhada e academia para a terceira idade, entre outras necessidades apontadas pelos próprios municípios.

Nesta nova unidade, a prefeitura também realizou a construção de uma arquibancada em concreto para as atividades esportivas poderem receber público.

Desde 2019, os projetos do Meu Campinho resultaram na construção de 163 unidades em 113 municípios paranaenses, com investimentos que superam R$ 52 milhões entre recursos financiados pelo Governo do Estado e contrapartidas municipais.

Fernando José Casati dos Santos, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, destacou a importância desta inauguração. “É um espaço com potencial para o lazer da população, mas também para a prática esportiva que atrai visitantes para esta região. Estamos planejando torneios para este local”, explicou. “Agora que estamos saindo da pandemia, vamos ter um espaço agradável para reunir as famílias aos fins de semana”.

ROBÓTICA– No evento de inauguração do Meu Campinho, o governador em exercício também fez o repasse de kits de robótica do Governo do Estado ao município. A ação faz parte do programa Robótica Paraná, que consiste na entrega de notebooks, componentes eletrônicos e material didático para facilitar a aprendizagem do tema, que será lecionado por professores devidamente capacitados.

Cada kit é composto por um notebook para a programação do robô, material pedagógico, com 120 aulas de robótica, um vídeo e apostila e mais 448 peças e componentes eletrônicos. Darci Piana destacou que a iniciação e o fomento à formação na área de tecnologia ainda na base educacional é um projeto que vai revolucionar a educação no Paraná.

AMUSEP– Após o evento, Piana também participou de uma reunião na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Ele conversou com prefeitos e outras lideranças sobre demandas regionais e possíveis formas de atuação do Governo do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários