Saúde Paraná

Transmissão da sífilis da gestante para o bebê é eliminada em 210 municípios do Paraná

A boa notícia marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis, instituído no terceiro sábado do mês de outubro, que neste ano será no dia 16. Durante a s...

15/10/2021 às 10h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© José Fernando Ogura/AEN
© José Fernando Ogura/AEN

Mais da metade dos municípios paranaenses eliminaram a sífilis congênita, que é transmitida pela mãe ao bebê durante a gestação. A boa notícia marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis, instituído no terceiro sábado do mês de outubro, que neste ano será no dia 16. Durante a semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove ações junto às Regionais para o enfrentamento à doença.

Nesta quinta-feira (14), durante evento online com profissionais de saúde e especialistas da área de infecções sexualmente transmissíveis, foram atualizados dados sobre a doença no Estado, além da divulgação dos 210 municípios que conseguiram eliminar a sífilis congênita.

TRABALHO INTEGRADO- O enfrentamento à doença no Paraná conta com a integração e trabalho conjunto da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. No ano passado, 134 localidades atingiram os critérios e indicadores mundiais de eliminação da transmissão da doença. Este ano, são 76 municípios a mais que alcançaram a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o combate à sífilis deve ser constante. “A meta é de que os 399 municípios do Estado atinjam os critérios exigidos, promovendo ações de prevenção,  qualificação e atenção ao pré-natal, tratamento e promoção da saúde sexual e reprodutiva”.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, em razão do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a secretaria está trabalhando com as equipes para que possam efetivamente controlar o problema de saúde pública. “Certificar os municípios que já conseguiram atingir a meta de eliminação é um avanço e estímulo para que todos o façam. Queremos eliminar a doença em todo o Paraná”, disse.

TAXA DE DETECÇÃO- Dados preliminares mostram que, em 2020, a taxa de detecção de sífilis adquirida por 100 mil habitantes no Paraná foi de 60,7%. Em gestante foi de 17,6%; e de sífilis congênita de 5,2%.

“É importante informar que o tratamento não confere imunidade ao paciente e que a doença pode ocorrer a cada nova exposição com parceiro infectado”, explicou Mara Franzoloso, chefe da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa.

DIAGNÓSTICO– As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem ser diagnosticadas por meio de um teste rápido, oferecido gratuitamente pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é feito com a penicilina, mais conhecida por benzetacil.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, a mobilização junto às Regionais de Saúde é muito importante. Os profissionais devem ficar atentos para que não haja transmissão vertical, que é a transmissão para os bebês durante a gestação e parto. “Trabalhamos com várias ações o ano inteiro, mas neste dia mantemos uma atenção especial no combate à sífilis”.

ConfiraAQUIos municípios que já conquistaram condições para a certificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários